Legal Link | Cavaleiro & Associados participa em Fórum Agro-Alimentar na Argélia

A Legal Link | Cavaleiro & Associados esteve presente no 1.º Fórum Agro-Alimentar Argélia Portugal, que decorreu em Argel entre 27 a 29 de novembro.

O Fórum contou com a presença da Sr.ª Ministra da Agricultura de Portugal, Prof. Dr.ª Assunção Cristas e com o Ministro da Agricultura Argelino, Mons. Abdelouahad Nouri, ondem foram assinados 4 protocolos de desenvolvimento das relações económicas entre os dois países.

 O Fórum decorreu em simultâneo com a Conferência 5+5 que reuniu o conjunto de 5 países Europeus e do 5 do Norte África mais relevantes no sector agroalimentar.

A Argélia é actualmente é o 22 pais no quadro de exportações portuguesas com potencial de crescimento, em que mais de 60% da população tem menos de 30 anos, com necessidades de procura interna muito grande.

João Quintela Cavaleiro, advogado, que esteve presente no Fórum refere que o resultado das conferencias “foi óptimo e que existem oportunidades muito importantes para os agro-industriais portugueses que desenvolvam produtos de qualidade, bem como muitos em outros sectores.

Negociações complexas, com jurisdições diversas, onde o conhecimento e a confiança entre as partes é essencial, mas num mercado que tem a vantagem de estar a menos de duas horas de viagem”, acrescentou.

No sector agro-alimentar está já em curso uma selecção para reunir os melhores produtores portugueses em cada fileira alimentar que tenham capacidade para exportação de produtos portugueses como fruta, mel, azeite, tomate, pimento, culturas agrícolas diversas, com a premissa de estar na linha da frente das melhores praticas de segurança alimentar.

Também noutros sectores, “como segurança alimentar, energia, maquinaria, infra-estruturas,  serviços especializados, o potencial é enorme”, diz João Quintela Cavaleiro.