Lançamento do livro “Climate Chance! Uma reflexão jurídico-económica do mercado de carbono no combate às alterações climáticas” da co-autoria de João Quintela Cavaleiro, na Fnac Chiado

Foi apresentada no passado dia 21 de Maio na FNAC do Chiado a obra “Climate Chance! Uma reflexão jurídico-económica do mercado de carbono no combate às alterações climáticas”, da autoria dos advogados Ivone Rocha e João Quintela Cavaleiro e do engenheiro Paulo Caetano.

A preocupação pelo fenómeno das alterações climáticas deu o mote para a presente obra. De entre as estratégias de controlo ambiental à disposição dos Estados e das empresas, o mercado de carbono assumiu um papel importante.

É uma obra de Direito Ambiental que parte de uma análise económica e de gestão e que descreve o funcionamento do mercado no contexto regulatório Internacional, Europeu e Português. Com uma análise ao Protocolo de Quioto e ao Comércio Europeu de Licenças de Emissão, exemplifica-se os riscos e dificuldades na formulação dos acordos de compra e venda de carbono.

Procura-se antever o valor económico e financeiro daquele que é considerado como “a maior falha de mercado jamais vista no mundo”.

O objetivo último é democratizar o debate. Conciliar ambiente e negócio, outrora realidades opostas, assumindo que o mercado de carbono a par de outras estratégias de controlo pode ser uma fonte de oportunidades de inovação e vantagem competitiva. É um problema dos Estados, mas em que empresas e particulares podem ganhar rumo a um crescimento verdadeiramente sustentável.

O livro foi editado pela Publindústria.

As fotos do evento podem ser consultadas aqui.




+351 220 945 361