Apresentação na Agência Portuguesa do Ambiente || “Às quartas, às 17h00”

No dia 13 de Novembro o advogado João Quintela Cavaleiro apresenta em co-autoria o livro Climate Chance numa sessão a realizar na Agência Portuguesa do Ambiente no âmbito do projeto “Às quartas, às 17h00, na APA”.

O livro Climate Chance, uma reflexão jurídico-económica do mercado de carbono no combate às alterações climáticas, nasce da inquietude gerada pelas mudanças climáticas.

A obra procura romper o dogma da falta de competitividade da economia verde, relegada para segundo plano pela crise financeira. É dada prioridade à análise das diferentes estratégias de controlo ambiental para combater os efeitos dos Gases com Efeitos de Estufa, colocando o enfoque nos mecanismos de mercado, essencialmente no mercado de carbono. Os “instrumentos de controlo”, para terem efeito sobre as alterações climáticas, têm de assentar numa visão de ambiente como recurso económico. Não se afigurando como a única solução, é uma opção cost effective que apresenta, em certos casos, vantagens consideráveis face à introdução de impostos. Nas palavras de Carlos Pimenta, autor do prefácio, Climate Chance “consegue conjugar o rigor de um texto de cariz jurídico com a fluência e facilidade de leitura de quem escreve para o “grande público” (…) [e ] propõe-nos desafios e apresenta soluções, a cada leitor a responsabilidade de responder.”

Informações relativas a este evento, incluindo as sucessivas apresentações, encontram-se disponíveis no site da Agência Portuguesa do Ambiente, podendo-se aceder, diretamente aqui.